terça-feira, 5 de junho de 2012

Pizza Caseira


Ainda não conheço quem não goste de uma boa pizza. Ainda mais se for caseira, feita com ingredientes selecionados  só por você, com a quantidade de recheio que você quer, e com a massa no ponto que você deseja, e ainda ter o orgulho de falar para todos (depois dos 'hummmm'...): FUI EU QUEM FIZ!.
Esta receita de massa não tem erro, serve dois discos grandes de 8 fatias cada, e o recheio fica por sua conta. Feriadão está aí, prepare antecipado alguns discos de pizza e chame os amigos ou a família para uma sessão 'pizzada'.

Ingredientes:
3 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1/4 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara de azeite
350 ml de água morna
1/4 xícara de chia (acrescentei estas sementinhas por conta própria, para colocar um pouco de fibra, mas não é necessário)
1/4 xícara de fubá


Modo de preparo:
Misture a farinha com o sal, o açúcar e fermento. Acrescente a água e o azeite e misture tudo com o gancho da batedeira (ou faça isso na mão mesmo). Transfira a massa para uma bancada limpa e seca e comece a sovar a massa até que fique bem lisinha, porém não acrescente mais farinha nenhuma, pois a massa vai ganhar elasticidade e deixar de grudar naturalmente. Volte a massa sovada para um 'bowl' e cubra com um pano. Esqueça lá até que dobre de volume. Afunde a massa com o punho e divida em dois. Jogue um pouco de fubá na bancada e abra a massa com um rolo de macarrão. Transfira para a assadeira e polvilhe um pouco mais de fubá por cima. Distribua o molho de sua preferência e recheie como quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário