terça-feira, 19 de junho de 2012

O Primeiro Bolo de Cenoura



Acredito que a grande maioria das pessoas não se esquece da primeira vez que fez alguma coisa, qualquer coisa que seja. Este post é dedicado ao primeiro bolo de cenoura da minha filha, aliás, à primeira vez que minha filha faz uma receita do começo ao fim, sozinha, sem me deixar ajudar em nada (só liguei o forno). Posso dizer que só o gostinho de ver aquela coisa pequena de 9 anos se achando a maior 'gourmet' do século, já valeu mais do que o próprio bolo. Mas falando do bolo, é aquela boa e velha receita de sempre, e acredito que cada um tem o seu próprio segredinho, mas deixo aqui registrada a minha (ou da minha filha).

Ingredientes:
3 cenouras médias descascadas e cortadas
3 ovos
3/4 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de água
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo:
Unte com manteiga e farinha uma forma para pudim. Preaqueça o forno a 200oC. No liquidificador, bata bem por uns 3 minutos as cenouras, os ovos, a água e o óleo. Peneire todos os ingredientes secos em um bowl e acrescente a mistura do liquidificador, misturando bem, porém delicadamente, até que todos os ingredientes estejam bem unidos. Despeje na forma e leve ao forno para assar por aproximadamente 40 min, ou até que espetando um palito no meio, este saia limpo.

Cobertura:
Ela quis derreter chocolate picado e misturar com creme de leite (ganache), então pegou uma caixinha de creme de leite e aqueceu no microondas por 1 minuto. Picou uma barra da 170g de chocolate ao leite e misturou ao creme de leite quente até derreter tudo.

Um comentário: