segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo Nhá Benta

a foto do último pedaço sobrevivente....

Estou sempre em busca de fotos deliciosas, daquelas que comemos com os olhos. Esta foto aqui foi uma daquelas que eu não sosseguei até tentar fazer igual, além do mais Nhá Benta é um daqueles doces que eu poderia comer todos os dias, bem lentamente, sujando os dedos sem vergonha... A receita do marshmallow eu usei da 'tia Martha', mas o restante foi daqui:


Ingredientes do Bolo (rende uns 12 pedaços):
4 ovos (gemas e claras em neve separadas)
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de margarina
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes do Marshmallow:
3 claras
1 e 1/4 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de cremor tártaro
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes da cobertura:
200g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:
Bolo: Bata as gemas com o açúcar até branquear e adicione depois a margarina em temperatura ambiente e o chocolate em pó. Junte o leite, a farinha e o fermento peneirados. Mexa delicadamente e acrescente as claras em neve, mexendo até incorporar bem. Unte uma assadeira redonda de 24cm de diâmetro. Asse em forno pré-aquecido a 200oC por aproximadamente 30 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo.
Marshmallow: Neste processo o melhor é utilizar uma batedeira de mão ou então fazer tudo no braço, com um fouet. Comece misturando todos os ingredientes na batedeira até espumar. Leve então a mistura em um recipiente de vidro ou resistente ao calor para aquecer em banho maria. Bata até a mistura ficar morna ao toque. Retire e volte a bater na batedeira até atingir o ponto de marshmallow, o que pode levar de 10 a 15 minutos.
Cobertura: Pique os chocolates em pequenos pedaços. Aqueça o creme de leite, sem deixar ferver, e coloque o chocolate picado mexendo até derreter tudo.
Montagem: Desenforme o bolo e abra uma tampa deixando uma beirada de 1cm. Retire a tampa com cuidado para não desmontar e cave o bolo com uma colher até deixar 1cm no fundo (este farelo de bolo você pode guardar e fazer cobertura de sorvete, cake pop etc.). Recheie a cavidade do bolo com o marshmallow e cubra com a tampa do bolo. Cubra com filme plástico e leve para geladeira por 2 horas. Tire o filme plástico e cubra com a cobertura de chocolate.





Nenhum comentário:

Postar um comentário