terça-feira, 10 de abril de 2012

Quiche de Alho Poró


Já fiz muito quiche pra vender no passado, então fazia muito tempo que nem pensava nisso. Acontece que tudo o que é demais enjoa, mas se passou tanto tempo que deu uma vontade repentina de lembrar a textura, sabor, cheiro. E esse ficou realmente especial, pois não segui minhas receitas tradicionais, e acrescentei ingredientes como o tomate e o bacon que deram um toque especial.

Ingredientes (8 pedaços):
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga gelada
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
60ml de água gelada

Recheio:
2 alho poró cortados em rodelas
1 dente de alho picado
6 fatias de bacon cortados em cubos
2 tomates sem pele cortados em cubos
2 saquinhos de Sazón amarelo
1 colher (chá) de sal
6 ovos
250ml de creme de leite (usei o fresco, mas pode ser o de caixinha)


Modo de preparo:
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem lisa, mas não trabalhe muito a massa. Forre uma forma de fundo removível com essa massa e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos, coberta com um pano . Depois deste tempo pré asse a massa em forno pré aquecido a 200oC até ela começar a dourar. Retire do forno  e reserve.
Recheio: Doure o bacon e escorra a gordura que sobra. Refogue junto o alho picado, o tomate e o alho poró até murcharem bem. Tempere com o sal e o Sazón e reserve. Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite misturando bem . Acrescente a mistura de alho poró ao batido de ovos e despeje por cima da massa pré assada. Leve tudo para assar no forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até a superfície ficar bem douradinha.

Dica: Essa massa pode ser usada tanto com recheio salgado quanto doce, só trocando o sal pelo açúcar. Os ingredientes básicos do recheio são os ovos e o creme de leite, então você pode inventar o recheio que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário