sábado, 31 de março de 2012

Manteiga Caseira


Quando assisti pela primeira vez o filme 'Julie and Julia' e o comentário sobre a paixão pela manteiga me identifiquei muito. Se pudesse faria tudo com manteiga, mas as calorias não me permitem tanto, então me contento com uma torradinha de manhã com uma boa passada dessa delícia. Estava com muita saudade de escrever por aqui. Minha vida está uma correria por conta da construção do meu 'lar doce lar', e qualquer receitinha tem ficado pra depois. Tão corrida está a vida e a cabeça tão cheia de coisas que fui ao mercado e me esqueci de comprar manteiga!!!! Como pude??? Café da manhã com requeijão????? Nãaaaaao!!!! Mas eis que em minha geladeira uma bela garrafinha de 500ml de creme de leite fresco, e dá-lhe procurar no amigo 'Google' como fazer manteiga. Segui as dicas do começo ao fim, e meu café da manhã perfeito estava pronto em 15 minutos.... Aleluia!!!


Ingredientes e Modo de Preparo graças ao http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/
500ml de creme de leite fresco de boa qualidade
3 litros de água bem gelada filtrada
1/4 colher (chá) de sal refinado ou granulado
Bata o creme de leite na batedeira até começar a ficar granulado e a parte sólida do creme começar a se separar e formar um líquido branco. Pare a batedeira e escorra esse líquido em um copo (esse líquido é o buttermilk, ou leite de manteiga, muito usado em receitas 'estrangeiras', então não jogue fora). Bata mais uma vez e perceba que sai mais líquido. Despeje mais uma vez. Neste ponto a manteiga já está bem branquinha e grossa, então coloque água muito gelada  por cima dela e comece a sovar a manteiga para que qualquer resquício do líquido branco saia. Usei uma espátula de silicone para fazer isso e deu muito certo. Escorra a água, porém esta é para jogar fora e repita esta operação até a água sair límpida. No meu caso precisei fazer só duas vezes.  Sua manteiga caseira está pronta! Se quiser salgar, misture com a espátula o sal refinado ou granulado e guarde a manteiga na geladeira em um recipiente bem fechado.

Rendimento: dos 500ml de creme de leite eu tirei 300ml de buttermilk e 200g de manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário