quinta-feira, 1 de março de 2012

Costelinha Caramelizada



É tão bom quando nos empolgamos com uma receita e ela sai exatamente como você queria! Minha mãe adora o programa da Ana Maria Braga e viu esta receita que 'tinha' de fazer! Pois bem, minha mãe cozinha fantasticamente, mas dificilmente sai da cozinha tradicional para provar algo diferente. Não que ela não goste, mas meu pai é um 'crítico gastronômico' (só dela...) dos bons, então ela não arrisca muito. Mas dessa vez eu agradeci a Deus por ela ter saído do tradicional e arriscado. A costelinha ficou fantástica, sendo que 2Kg (sim, ela dobrou a receita...) foram devorados por 4 pessoas..... a carne descolando do osso.... lambendo os dedos..... Foi uma cena bem carnívora, sem classe nenhuma, imaginem só...


Ingredientes:
¼ xícara de água (60 ml)
1 colher (sopa) de molho shoyu
2 cebolas picadas grosseiramente 
1 dente de alho
1 colher (sopa) de gengibre descascado cortado grosseiramente
1 colher (sobremesa) de sal
1 tablete de caldo de frango (usei em pó da Ajinomoto)
1 kg de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos
1 litro de água
folhas de sálvia, alecrim debulhado e sal a gosto
250ml de óleo 
1 ½ frasco de glucose de milho dourada (525 g)
cebolinha verde picada a gosto


Modo de preparo:

1°- Coloque num processador a água, o molho shoyu, as cebolas, o  alho, o gengibre descascado cortado grosseiramente, o sal, o caldo de frango e bata até a cebola e o gengibre estarem bem moídos. Transfira a mistura para um saco plástico, coloque a costelinha de porco cortada em pedaços pequenos e misture bem. Deixe marinando por no mínimo 12 h na geladeira.
2°- Numa panela de pressão coloque 1 litro de água, folhas de sálvia, alecrim debulhado, sal a gosto e a costelinha (já temperada) junto com a marinada e leve ao fogo médio por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, retire o vapor da panela e retire as costelinhas de porco cozidas.
3°- Coloque o óleo e a glucose de milho dourada e leve ao fogo alto até borbulhar (+/- 2 minutos). Abaixe o fogo, mantendo as borbulhas, coloque os pedaços de costelinha de porco (já cozidas) e deixe caramelizar por +/- 15 minutos. Retire os pedaços das costelinhas da panela e coloque-os numa peneira para escorrer o excesso de glucose. Sirva em seguida salpicado com cebolinha verde picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário