segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bouef Bourguignon (chique heim!)


Adoro o som das preparações francesas: bouef bourguignon, créme brulee, quiche lorraine, croissant, foie gras. Enfim, os pratos com 'acento' francês parecem complicados e elaborados, mas a maioria deles podem ser feitos de maneira fácil e rápida.
O Bouef Bourguignon na verdade é uma carne de panela cozida no vinho tinto e caldo de carne, bem lentamente, com temperos e legumes. Qualquer um pode fazer, e até mesmo adaptar com a carne que preferir. Para cozimento lento e muito sabor eu gosto de usar paleta, mas músculo e coxão duro também ficam muito saborosos. Este prato pode ser preparado de véspera, e aliás a carne e os legumes absorvem bem o sabor.
Devido à minha pressa em buscar crianças na escola e (ainda) arrumar o retorno das férias, acabei usando um caldo em pó que eu adoro, mas se tiver tempo e paciência pode preparar um caldo 'de verdade'.

Ingredientes (para 6 pessoas):
1 kg de paleta
1/2 xícara de bacon picado em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho
1 litro de caldo de carne (usei o de costela em pó)
500ml de vinho tinto seco
sal e pimenta a gosto
1 cebola piquê (cebola descascada e espetada com 2 cravos e 1 folha de louro para dar sabor ao caldo)
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (sopa) de tomilho fresco
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara de cogumelos Paris frescos ou em conserva cortados em fatias
2 cenouras cortadas em rodelas de 2cm
2 batatas cortadas em cubos grandes


Modo de preparo:
Corte a carne em cubos de aproximadamente 4cm e enxugue cada cubo em papel toalha, desta forma a carne doura mais rápido. Coloque a manteiga e o bacon em uma panela grande e quando o bacon começar a dourar coloque a carne para dourar também. Quando a carne estiver bem douradinha, acrescente os dentes de alho espremidos e metade do caldo de carne. Quando ferver acrescente o extrato de tomate, o alecrim e o tomilho, e deixe reduzir por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo. Acrescente o vinho tinto e quando o álcool tiver evaporado acrescente o restante do caldo. Nesta fase você pode fazer outra coisa ou descansar, pois em fogo baixo deve demorar uma hora e meia para a carne cozinhar com a panela tampada. Fique sempre de olho, pois as temperaturas dos fogões variam muito. Na última meia hora acrescente o cogumelo, a cenoura e a batata. Bon appétit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário