terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate Vegano


Desde que as férias acabaram, meu 'lerê' não pára mais. Nunca pensei que tivesse tanto 'cacareco' (palavras de meu marido) acumulado. E o pior é que quando começo, só paro quando vejo o fim.... Resultado, casa mais arejada e despensa vazia (pois o mercado ficou pra depois....). Mas meus filhos já sentem na pele e me pedem desesperadamente por um bolinho caseiro. Pois bem, nem ovos, nem leite e nenhuma vontade de sair pra comprar. Busca rápida pela net e eis que aparece a receita: 'bolo de chocolate vegano'. De início pensei que ficaria totalmente insosso e sem textura,  mas me surpreendi... As crianças pediram uma coberturinha de brigadeiro (assim não vale né!), mas minha cunhada que provou sem nada aprovou. Eu comi com geléia de frutas vermelhas. Enfim, use a imaginação. Se querem uma opinião justa, este daqui é muuuuito melhor, então da próxima vez vou à caça de ingredientes 'animais'.
Memo assim fica uma dica pra quem tem algum tipo de intolerância  a lactose. A receita tirei do site veganchocolatecake.net.

Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento químico
1 xícara de açúcar refinado 
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
5 colheres de sopa de óleo (usei o de girassol)
1 colher de sopa de vinagre de maçã 
1 xícara de água fria

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180oC. Em uma vasilha grande peneire bem a farinha, o cacau, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e coloque a baunilha, o óleo, o vinagre e a água. Misture somente até os ingredientes se unirem bem. Asse em uma forma redonda de 20cm ou, como fiz, em forminhas  para cupcake, por aproximadamente 30 minutos.

Rendimento: 10 porções 

Nenhum comentário:

Postar um comentário