sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolo de Abacaxi Upside Down


Pedimos este bolo como sobremesa no Cracker Barrel, na Florida, e ele foi servido quentinho com duas bolas de sorvete, pra delírio da galera. Desde que voltamos das férias meu filho me pede este bolo todos os dias. Está na hora de atender ao seu pedido. O bolo é realmente muito bom, fofinho, doce na medida, e pode ser mantido na geladeira pois fica bem molhadinho devido à calda. Vou tentar da próxima vez com outras frutas como banana, pêssego, maçã......deve ficar bom também.

Ingredientes (adaptado daqui):
Cobertura (que na verdade começa por baixo):
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de manteiga
1 lata de abacaxi em calda escorrido (acho que abacaxi fresco deve ficar melhor....)
Bolo:
2 xícaras de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
3/4 colher (chá) de fermento químico
1/2 colher (chá) de sal
1 3/4 xícara de açúcar
200g de manteiga em temperatuta ambiente
4 ovos grandes
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara de sour cream (misturei 3/4 de xícara de leite com 1 colher (sopa) de limão e deixei por 15 minutos)


Modo de preparo:
Cobertura:
Misture o açúcar mascavo e a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo deixando dissolver bem. Unte uma assadeira com manteiga e despeje a mistura por cima. Arrume as fatias do abacaxi escorrido por cima e reserve.
Bolo:
Pré aqueça o forno a 200oC. Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Acrescente um a um os ovos, a baunilha e o sour cream. À parte peneire todos os ingredientes secos e vá acrescentando aos poucos à mistura já batida. Coloque tudo por cima da calda e do abacaxi e leve ao forno por aproximadamente uma hora, ou espete um palito de dente no centro, este tem que sair limpo. Espere esfriar por uns 10 minutos antes de desenfornar. Ainda peguei 1/2 xícara da calda do abacaxi e reguei o bolo antes de desenformar. Ficou bem molhadinho e saboroso.

Obs.: O bolo ficou bem parecido, mas o abacaxi em calda fica firme, então acredito que o fresco deve ficar mais saboroso e incorporar melhor à massa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário