quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Broinha de Fubá


Quando vi esta receita no Fofurices, fui correndo para a dispensa à procura de fubá, com a certeza de que tinha encontrado a receita das broas de Muzambinho. Por minha sorte tinha muito fubá, e o restante da receita me lembrou mais um 'paté a choux' mineiro, muito parecido na elaboração, então tirei de letra...
Saindo do forno, comi logo três com requeijão e uma xícara de café com leite.... Pura gula! Ainda não são os de Muzambinho, mas muito parecidos, e ficam bem aeradinhos por dentro.

Ingredientes (para 25 broinhas):
1 xícara de leite
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de sal
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
4 ovos
erva doce
fubá para salpicar (esqueci dessa parte)



Modo de preparo:
Aqueça o forno a 200oC e forre uma assadeira grande com papel manteiga ou silpat. Ferva o leite, a água, o açúcar, o óleo e o sal e baixe  fogo. Acrescente de uma só vez a farinha e o fubá e mexa bem até a massa ficar bem lisinha e um pouco mais seca. Tire do fogo e bata bem para a massa esfriar, uns 5 minutos (Bati na batedeira). Acrescente o quanto desejar de erva doce e espere a massa esfriar mais ainda. Acrescente um a um os ovos, mexendo bem para que a massa fique brilhante e todos os ingredientes bem incorporados. Coloque a massa em um saco de confeitar e com um bico grande faça montinhos de uns 6cm. Salpique um pouco de fubá por cima e leve as broinhas para assar até dourar.

3 comentários:

  1. adoro broa, esta parece ter ficado uma delicia..adorei
    bjos
    camilla
    http://menuaquarela.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Camila, simplesmente adorei seu blog! Muito criativa, uma forma inusitada de ver as receitas. Parabéns! As broas ficam sim uma delícia, e muito fáceis de fazer. Bjinho.

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu vou fazer? Depois te conto.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderExcluir