quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tortilla assada de Alho Poró


Há 12 anos atrás, na minha lua de mel, conheci a Espanha. Tô pra ver lugar mais bonito e comida mais gostosa.   Infelizmente algumas comidas não consigo matar a saudade frequentemente, ou porque são caras demais (Jamon pata negra, lagostin, açafrão), ou simplesmente porque não acho por aqui, como os tomates maravilhosos e adocicados para fazer gazpacho, ou os frutos do mar dos mais variados possíveis, como o Krill. Mas a tortilla eu posso! E faço sempre, com muito azeite espanhol, e acrescentando qualquer sabor que tiver na geladeira. Desta vez foi o alho poró, que eu adoro e acho super aromático, com gostinho de Espanha.

Ingredientes (para 6 pessoas):
3 batatas médias cortadas em fatias de 0,5cm
1 alho poró cortado em fatias finas
5 ovos
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de azeite extra virgem
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1 envelope de Sazón amarelo



Modo de preparo:
Coloque em uma forma de 25cm de diâmetro as batatas cortadas e regue com o azeite, o sal e a pimenta. Leve ao forno a 220oC até começarem a dourar. Quando estiverem douradas, acrescente o alho poró fatiado e mexa para que o azeite também o envolva. Leve ao forno por mais 5 minutos para o alho poró murchar um pouco. Bata ligeiramente os ovos com o leite e o Sazón e acrescente à mistura de batatas e alho poró, levando ao forno até dourar a superfície, aproximadamente 10 minutos. Sirva com uma salada bem temperada, tomates com manjericão, ou simplesmente regue mais azeite e se divirta....

Nenhum comentário:

Postar um comentário