domingo, 13 de novembro de 2011

Bolo de Cenoura estilo americano




Domingão chuvoso, criançada entediada, e eu também.... vou pro fogão, mas o que fazer? _Crianças, o que voces querem comer?:_ "Bolo de cenouraaaa!!!". Me recusando a repetir a mesma receita de sempre, lá vou eu à procura de algo diferente. Eis que em meu lindo livro do Jamie (que o maridinho trouxe de Portugal) surge a receita de um bolo de cenoura bem incrementado, mas que tristeza em saber a enorme quantidade de manteiga. Não conformada, continuo a minha árdua pesquisa e encontro, no  'A Cozinha Coletiva', que sou fã, uma receita que ele tirou  daqui, e me parece perfeita com todos os ingredientes que eu tenho....
É um bolo totalmente diferente, em nada lembrando o nosso só com cenouras. As texturas são variadas, o sabor é rico, as coberturas podem variar,..... sei lá.....é um novo bolo, e não uma variação do nosso bolo de cenoura, mas é muito bom, e as crianças aprovaram. 


Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 1/2 xícaras de óleo de canola
3 xícaras de cenoura ralada grossa
3/4 de xícara de nozes picadas (usei amêndoas)
1/2 xícara de coco ralado 

Modo de preparo:
Unte  uma assadeira quadrada e preaqueça o forno a 180o C. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Adicione o açúcar e misture. No liquidificador, apenas pulse os ovos o óleo e a cenoura ralada, para que os pedacinhos de cenoura não fiquem totalmente triturados. Derrame essa mistura sobre a mistura de farinha e mexa bem. Adicione o coco ralado e as nozes e misture. Asse por cerca de 60 minutos ou até que, enfiando um palito de madeira no bolo, ele saia seco. Apague o forno e deixe o bolo lá dentro por 10 minutos. Retire e deixe esfriar completamente.


Cobertura: provei no meu pedaço (o da foto) a famosa cobertura de cream cheese (cream cheese batido com açúcar), e adorei, mas sei que as crianças não gostariam, então fiz uma ganache (chocolate ao leite com creme de leite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário