segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bolo de fubá cozido


Quando eu era criança adorava ficar sentada no chão da cozinha folheando os livros de receitas da minha mãe que ficavam guardados na última gaveta. O máximo que saia daquilo era um brigadeirão de microondas bem fácil. Mas um dia destes, saudosa de me sentar no chão da cozinha da minha mãe, descobri um livro de receitas de Muzambinho, cidade natal de meus pais, no sul de Minas. Um livro bem mal editado, com diversos erros, porém com receitas que valem ouro. Uma delas, que me chamou a atenção (pois nunca acertei fazer) foi um bolo de fubá cozido. Nunca mais tento outra receita! Esta deixa o bolo úmido, com um aroma de fazenda e de casa de vó, que só fazendo pra ver..... Sem mais delongas, lá vai:


Ingredientes:
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de fubá pré cozido
1/2 xícara de óleo de milho
4 gemas
4 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento em pó
sementes de erva doce a vontade (usei 1 colher (sopa) bem cheia)

Modo de preparo:
Em uma panela misture o leite, o fubá, o açúcar e o óleo e leve ao fogo baixo até engrossar. Espere esfriar bem e misture as gemas até incorporar bem, as sementes de erva doce, o fermento em pó e por último as claras em neve delicadamente. Leve ao forno pré aquecido a 210oC por aproximadamente 40 minutos.

Um comentário: