quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apple Crumble


Difícil decidir 'qual a minha sobremesa preferida? Posso dizer que são algumas preferidas, não uma só. Tudo depende do que eu tenho na geladeira, do meu humor (TPM=chocolate ou Ansiosa=todo os doces mais doces que existe) entre outros fatores. Atualmente estou ligeiramente 'light'; deve ser por conta do verão chegando e da minha imagem de biquini no espelho não ser das mais agradáveis. Mas enfim, já faz dois fins de semana seguidos que eu faço apple crumble, e não que seja das sobremesas mais lights do mundo, mas dependendo dos ingredientes, pode-se reduzir muito as calorias sem perder sabor e sem ganhar muita culpa.

Ingredientes (para 15 porções):
15 maçãs Gala médias sem casca e cortadas em fatias
suco de 1/2 limão
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de manteiga (pode subsituir por margarina light)
1 xícara de açúcar (pode usar açúcar mascavo ou açúcar light (diminuindo a quantidade pela metade))

Calda:
3 xícaras de leite desnatado
1 colher (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado (pode usar o light)


Modo de preparo:
Apple Crumble: Coloque as maçãs em uma panela com o suco de limão e deixe murxar, mas não muito para não virar um purê. Coloque sobre um refratário. Misture com as mãos a farinha, o açúcar e a manteiga até virar uma farofa úmida (quando apertar com as mãos ela mantem a forma). Por cima das maçãs jogue esta farofa e leve ao forno a 180oC até a superfície ficar bem dourada.
Calda: Dissolva o amido no leite e leve ao fogo para engrossar. Quando estiver pronto despeje o leite condensado e mexa bem. Sirva com a apple crumble.
Sugestão: apple quente X calda gelada ou apple gelada X calda quente (meu preferido!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário