terça-feira, 16 de agosto de 2011

Parfait de Banana com Praliné de Amêndoas



Com esta receita eu posso dizer que aprendi alguma coisa no meu curso de gastronomia. Depois de muito experimentar pratos estranhos de diversas partes do mundo, esta sobremesa originária da França me fez ver a luz no fim do túnel...
Apesar do nome, é simples, chique e deliciosa, e você pode variar a fruta, usando maracujá, frutas vermelhas, pêssego etc..

Ingredientes da Praliné:
100g de açúcar refinado
30g de manteiga sem sal
80g de amêndoas picadas grosseiramente


Ingredientes do Creme:
2 ovos
100g de açúcar refinado
2 bananas nanicas (usei a prata que é menos doce)
120g de cream cheese
250ml de creme de leite fresco batido em picos médios
calda de chocolate e/ou caramelo para sorvete

Modo de preparo:
Prepare a praliné levando o açúcar para caramelizar e acrescentando depois a manteiga e as amêndoas, misturando bem. Derrame a mistura em uma superfície untada com manteiga, espere esfriar e pique grosseiramente, usando uma faca ou rolo de macarrão. Reserve.
Para o creme de banana, bata as claras em neve com metade do açúcar e reserve. Bata as gemas com a outra metade do açúcar até branquear e reserve. Amasse com um garfo as bananas e misture o cream cheese. Acrescente as gemas batidas à mistura de bananas e depois as claras delicadamente. Por fim o creme de leite batido e a praliné.
Unte uma forma de pão com manteiga e forre com plástico filme. Derrame a mistura na forma e cubra de volta com o plástico. Leve ao congelador de um dia para o outro e desenforme sobre um prato, decorando com as caldas de sorvete.

Obs: A minha receita encheu a forma de pão e ainda rendeu 5 porções individuais que coloquei em uma forma de silicone da Wilton em formato de flores. Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário