quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Esfirra de carne e um imprevisto....


Quem costuma provar  o que faço sabe bem das "falhas culinárias" que eu apronto. Minhas vontades são tão repentinas que começo a preparar uma receita sem realmente olhar se possuo todos os ingredientes. Desta vez não foi diferente.... Folheando umas revistas de receita, lembrei-me de uma massa de esfirra fácil, rápida e deliciosa. Pronto, o jantar estava decidido! Mãos à massa!
Onde está o imprevisto? Na farinha que acabou.... Mas sem desespero, abri minha dispensa a procura de um substituto, e lá estava: farinha de trigo integral. Até que deu certo....Pelo menos meus críticos culinários aprovaram, até pediram para colocar no lanche da escola. Desta vez eu me dei bem!

Ingredientes:
1 saquinho de fermento biológico instantâneo
1 saquinho de melhorador para pães
2 colheres (sopa) de açúcar
2 saquinhos de Sazón amarelo
1 colher de café de sal
1/2 xícara de leite morno (100ml)
1/2 xícara de óleo
2 ovos
4 xícaras de farinha de trigo (usei 3 mais 1 da farinha integral)


Modo de preparo:
Em uma tigela grande coloque o fermento, o melhorador e o açúcar e misture até que o fermento se dissolva. Junte o leite, o óleo, os ovos e o Sazón, mexa e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa até começar a desprender das mãos. Deixe crescer por 20 minutos, coberta com um pano limpo. Abra a massa, corte em círculos de uns 15cm, coloque o recheio de sua preferência e feche no formato desejado. Disponha em uma assadeira grande, untada e enfarinhada e deixe crescer por mais 20 minutos. Pincele uma gema batida na superfície e leve ao forno médio (180oC), pré aquecido, por uns 20 minutos ou até que dourem.
Rendimento: 20 esfirras médias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário