sexta-feira, 29 de julho de 2011

Risoto não é bicho de sete cabeças...


Para muitas pessoas, a palavra "risoto" é sinônimo de comida cara, sofisticada e difícil de fazer, mas não é. É muito fácil e versátil, e você pode acrescentar "acessórios" nele para combinar com qualquer ocasião. Resolvi postar esta receita hoje por causa do meu sobrinho que está passando o fim das férias aqui em casa. Sabe aquela comida que você acredita não existir pessoa no mundo que não goste? Então, ao meu ver arroz era uma dessas comidas. Versátil, básico, cada um faz de uma forma diferente, mas no fim, todos gostam. Meu sobrinho não gosta de arroz; diz que só gosta de comida com caldo (mas só come macarrão sem molho :\). Eu não conformada, resolvi fazer um risotinho básico, que nada mais é do que arroz com caldo (quase isso vai...) e ver o que acontece.


Risoto básico (para 3 pessoas):
1 xícara de arroz arbóreo (aquele próprio para culinária italiana)
3 xícaras de caldo de frango (pode ser de legumes, carne, camarão, enfim, depende do que você for acrescentar depois)
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho espremido
1/2 xícara de vinho branco (que não coloquei por ser um risoto pra criança)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Obs: Alguns "chefs" de plantão podem até dizer que não usam caldo pronto, mas genteee, vamos facilitar a vida em casa né! Este caldo que usei é muito bom, realmente parecido com o "de verdade".

Modo de preparo:
Derreta a manteiga e refogue o alho e em seguida já coloque o arroz. Quando tudo estiver envolvido pela manteiga, acrescente o vinho branco (que não coloquei nesta etapa) e espere evaporar. Aos poucos vá acrescentando o caldo de frango e mexendo devagar em fogo médio. Quando estiver no ponto, coloque o queijo ralado e sirva imediatamente. O ponto do risoto tem algumas carcaterísticas:
1) Cremoso (nem seco nem encharcado);
2) Grão "ao dente" (quando pegar um grão e morder ele deve ainda ter um pontinho branco no meio);
Quando estiver pronto, você pode acrescentar funghi secchi hidratado e passado na manteiga, alho poró refogado, tomate seco com manjericão, carne seca desfiada com abóbora, camarão etc.
Eu simplesmente refoguei uns cubinho de frango na manteiga com alho e salsinha picada.
Obs: Pensei em não postar isso, mas sinceridade acima de tudo: meu sobrinho NÃO gostou rsrs...Mas meus filhos aprovaram....

Nenhum comentário:

Postar um comentário