quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eis que enfim um pequeno acerto...

Bomba de chocolate


...quarta-feira de manhã, crianças acordando com a boa e velha pergunta feita durante todo o período de férias: "Mãe, o que vamos fazer hoje???". Na minha cabeça eu só tinha uma ideia: "Doce, doce, doce!!!". E pegando pela primeira vez um livro do Michael Roux que comprei em dezembro de 2010 , eis que surge na minha mente a imagem de uma bomba de chocolate da Ofner.... (moro no interiorrrr, não tem Ofner aqui, apesar de ter ótimas docerias, mas a minha vontade era unânime...). Lá fui eu pro fogão, livro na mão e crianças ajudando...
Deu tudo certo!!! Que alegria!!! Comecei com um acerto!!! 
Ps: duas aquisições urgentes: máquina fotográfica e batedeira (#sonhodeconsumo ;))


Massa (patê a choux):
125ml de leite
125ml de água
100 g de manteiga em cubo
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de chá de açúcar refinado
150g de farinha de trigo (usei 1 xícara)
4 ovos (usei 3 grandes)
ovo batido (1 gema batida com 1 colher de sopa de leite) (não fiz, pois iria usar cobertura)


Recheio:
250ml de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
4 colheres de sopa de amido de milho
200g de chocolate amargo picado


Cobertura:
200g de chocolate ao leite derretido


Modo de preparo:
Massa: Misture o leite, a água, a manteiga, o sal e o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo. Deixe ferver e tire do fogo imediatamente. Acrescente a farinha de uma só vez e misture com uma colher de pau até formar uma mistura lisa. Leve novamente ao fogo médio e mexa sem parar por um minuto para a massa secar um pouco. Transfira para uma tigela e acrescente um a um os ovos, batendo bem até a mistura ficar sem grumos e com brilho. Faça pequenas carolinas ou uma linha mais grossa com o bico de confeitar liso de 1 cm em uma assadeira untada ou com papel manteiga. Asse em forno pré aquecido a 180oC por uns 20 minutos ou até dourar.
Recheio: Bata ligeiramente as gemas e acrescente em uma panela todos os outros ingredientes bem dissolvidos. Leve ao fogo baixo até engrossar (aproximadamente 10 minutos). Tire do fogo e acrescente o chocolate picado, mexendo bem para incorporar. Coloque em um saco de confeitar e fure delicadamente as bombinhas para inserir o recheio. Cubra com o chocolate derretido e deixe secar. Fica ainda mais gostoso geladinho.


Rende: 35 a 40 mini carolinas ou 15 a 20 bombas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário